15
out
A Caixa entomológica é uma grande ferramenta para pesquisar insetos, os insetos são coletados, examinados para verificação da espécie e grupo a qual pertencem, em seguida são depositados nas caixas onde é usado um alfinete para fixá-lo, junto com a estiqueta de identificação deste ser vivo, o nome do coletor e o local onde foi coletado, também é colocada naftalina na caixa para conservação .
Através dos pesquisadores que dedicaram seu tempo para coleta e identificação para confecionar a caixa entomológica, hoje sabemos que existem aproximadamente 800 mil espécies de insetos diferentes descritas, além disso foi possível conhecer hábitos de muitos, seu ciclo de vida. Existem insetos, parasitas, transmissores de doenças, pragas para agricultura, mas, em contrapartida muitos desempenham um grande papel na cadeia alimentar, servindo de alimento para outros animais, além de serem indispensáveis na polinização das plantas, por se alimentarem do néctar das flores e encherem suas perninhas de grãos polén carregando-os para outras flores, garantindo a reprodução sexuada. Outros, utilizamos para controle biológico, além de utilizarmos mel, própolis entre outros produtos como a seda provenientes do cultivo destes seres.

Os insetos são invertebrados, seu esqueleto é externo, é chamado de exoesqueleto, feito de quitina, quando eles crescem, é como se trocassem de roupa, a carapaça vai saindo, eles a abandonam porque logo vai se desenvolvendo outra por baixo da antiga, certamento muitos já viram uma casquinha de cigarra seca em árvores, pois é, isso quer dizer que ela cresceu!
Preste atenção, para ser inseto o organismo tem que ter: o corpo dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdome; 3 pares de pernas somente, 1 par de antenas e a maioria tem asas, portanto, aranha não é inseto.
Baratas, traças, moscas e pernilongos são insetos que cresceram nas áreas urbanas pelo desequilíbrio ecológico que a nossa espécie a humana gerou, então, embale e guarde bem os alimentos e não acumulem lixo nos terrenos para não terem problemas!
Na Estação da Memória, antiga estação ferroviária da cidadede Joinville/SC, está acontecendo a exposição “Senhor Inseto Muito Prazer”, promovida pelo SESC Ciência, lá será possível ver várias caixas entomológicas, saber mais sobre os insetos, ver uma colméia ao vivo e ver um filme bem legal sobre a vida de um inseto. Esta exposição vai até o dia 17 de outubro na Estação da Memória, Vale a pena conferir!!
Daniela Lima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...







Fatal error: Uncaught CurlException: 60: SSL certificate problem, verify that the CA cert is OK. Details: error:14090086:SSL routines:SSL3_GET_SERVER_CERTIFICATE:certificate verify failed thrown in /home/conscienciacomciencia/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/plulz/lib/Model/PlulzFacebookAbstract.php on line 829